terça-feira, 28 de abril de 2009

"Los Novartis" em Curicó

Curicó, em lingua Mapuche, “Aguas Negras”.
Assim me explicou um taxista ontem e me fez perceber que ainda não havia escrito sobre “La fista de la Vendimia de Curicó” ou a Festa da colheita da uva de Águas Negras.
Fomos todos “los Novartis” somados a Arturo (gerente Novartis e alumnus). Alugamos uma van e nos hospedamos em casa de Paz, uma estagiária, a qual chamava carinhosamente sua cidade de CuriYork.
Curicó está a Sul de Santiago, a poucas horas abreviadas pela paisagem lindíssima que une essas cidades. Saímos uma sexta-feira a noite, depois de uma semana agotadora. Foi antes de eu ficar doente, na verdade, ali me adoentei de vez.
A festa da Vendimia é uma festa muito tradicional em cidades onde há muitas vinícolas, como em Curicó. A festa se dá em uma praça, estilo quermesse, onde na entrada se compra uma taça de vinho e assim você pode sair a provar vinhos das diferentes vinícolas expositoras. Além disso, obviamente, não faltam empanadas e sucos de fruta naturais.
Cada ano, a festa da Vendimia de Curico é dedicada a um país. Este ano era vez de Colombia, assim que havia musica e dança típicas colombiana, misturadas a “la cueca” e “el regaetton” chileno.
Curicó é uma cidade fofa, bem “pueblito”. É a típica cidade de quermesse que tem uma igreja bem no centro e onde se elege uma rainha da festa, que nem é tão bonita assim.
Foi bem gostoso estar com todos os trainees da Novartis, mas não é nada fácil viajar com tanta gente. São vontades demais, palpites demais, comentários demais. Por outro lado, foram risadas demais, historias demais, fotos demais e línguas roxas demais.
Provamos vinhos de todas vinícolas e elegimos nossa preferida: Millaman. Não tanto pela qualidade do vinho, porque disso na verdade pouco entendemos, senão por outras qualidade encerradas..
Além das degustações de vinhos, as vinícolas participavam de competições típicas como as corridas com barris, a pisada da uva, o baile de cueca (leia-se “cuêca” e não “cuéca”), etc. E nessas competições podíamos manifestar nossa predileção por Millaman em uma torcida mais que organizada.
Foi nesse fim de semana que fiquei doente de vez, não pude ir na baladinha do sábado, nem provar todos os vinhos de todas vinícolas.
Pero igual estubo rico! Y que se olviden los ‘pesares’.


Essa foi a foto simbolo da aventura "Los Novartis em Curicó". Me gusta, de hecho.

E vem um fim de semana largo por aí. Não estaria mal repetirmos algo mais ou menos assim.

Nenhum comentário:

Postar um comentário