segunda-feira, 19 de janeiro de 2009

Frida Kahlo, Diego Rivera e Shakespeare

Sempre gostei de uma música da Adriana Calcanhoto que diz:
“Eu ando pelo mundo prestando atenção em cores que eu não sei o nome. Cores de Almodóvar, Cores de Frida Kahlo, cores”
Conhecia uma pouco da pintura de Frida, mas só ontem pude compreender de fato o que são as “cores de Frida Kahlo”.
Fomos; eu, Marco (México), Alê (Colombia) e Marina; a uma exposição de Frida Kahlo e Diego Rivera: “Frida y Diego, Vidas Compartídas”. Era no Museu Casa da Moeda.
Ver as pinturas de Frida e os murais de Diego com toda calma do mundo, ouvir Marco falar de seus conterrâneos e imaginar tudo o que aqueles pintores queriam dizer com sua arte foi um exercício mental que há algum tempo já não fazia.
As cores de Frida Kahlo eram muito mais do que simples cores, era um reflexo forte do tempo em que vivia, da realidade política do mundo, de suas angústias enquanto mulher que não podia ter filhos, de seus problemas e amor com Diego. Eram cores de contestação.
Além de toda a exposição, algo que me chamou atenção no museu foi a quantidade de pais ensinando a seus filhos coisas da arte e os estimulando a imaginar o que passava com cada personagem retratado. E os menininhos, não sei se muito obedientes ou muito educados culturalmente, ficavam ali por longo tempo admirando cada quadro.
E se ontem foi dia de museu e de pinturas mexicanas, hoje foi dia de Shakespeare. Fomos ao Teatro Municipal assistir Hamlet. Os melhores lugares do teatro por 9.000 pesos (algo como R$32,00). Um espetáculo com uma companhia lituana fantástica, cuja influência russa acentuava a expressividade corporal e fazia uma leitura da obra de Shakespeare com muitas metáforas usando gelo, fogo e água. Mais uma vez pude exercitar a imaginação para traduzir toda aquela simbologia.
E esse foi o final de semana. Penso que está indo bem: boa casa, passeios culturais, festita, ‘carrete’, pessoas interessantes, uma aula intensa sobre a América Latina...
E o show tem que continuar:
Hoje todos chegam do CocoSur e amanhã vou ser apresentada à Novartis.
Santiago, 18.01.09

2 comentários:

  1. Puedes agregarle fotos a los post ! Esta muy bello. Andrea Rosero
    www.khimair.blogspot.com
    Besos !!

    ResponderExcluir
  2. Livia
    estoy muy feliz de saber que tu intercambio en Chile está siendo tan intenso como el mío en Brasil!
    Te mando un fuerte abrazo y quien sabe pueda visitarte pronto en Santiago!
    SARA (EQ)

    ResponderExcluir